Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de março de 2012

Brasileiro lê, em média, quatro livros por ano

O brasileiro lê em média quatro livros por ano e apenas metade da população pode ser considerada leitora. É o que aponta a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada hoje (28) pelo Instituto Pró-Livro. O estudo realizado entre junho e julho de 2011 entrevistou mais de 5 mil pessoas em 315 municípios. Em 2008, o instituto divulgou pesquisa semelhante que apontava a leitura média de 4,7 livros por ano. Entretanto, a entidade não considera que houve uma queda no índice de leitura dos brasileiros, já que a metodologia da pesquisa sofreu pequenas alterações para torná-la mais precisa.

De acordo com o levantamento, o Brasil tem hoje 50% de leitores ou 88,2 milhões de pessoas. Se encaixam nessa categoria aqueles que leram pelo menos um livro nos últimos três meses, inteiro ou em partes. Entre as mulheres, 53% são leitoras, índice maior do que o verificado entre os entrevistados do sexo masculino (43%).

...http://www.onoticiado.com.br/index.php/noticias/noticias-do-brasil/13276-educacao-brasileiro-le-em-media-quatro-livros-por-ano.html

segunda-feira, 19 de março de 2012

AGêNCIA BRASIL

Universidades privadas criticam mudanças nas regras do Enade

A medida publicada na quinta-feira, dia 15, tem como objetivo evitar fraudes no exame

AGêNCIA BRASIL 19/03/2012 06h00
Representantes de diversas entidades do ensino superior privado se reuniram esta semana em Brasília e redigiram uma carta criticando as mudanças no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Os alunos que estiverem no penúltimo semestre também participarão da prova a partir da edição deste ano - antes apenas os ingressantes e concluintes eram avaliados.
A medida publicada em portaria na quinta-feira, dia 15, tem como objetivo evitar fraudes no exame que é responsável por avaliar a qualidade dos cursos superiores do país. O MEC recebeu denúncias sobre uma possível manipulação da participação dos alunos no Enade por parte da Universidade Paulista (Unip). A faculdade supostamente reteria os ¿maus alunos¿ no penúltimo semestre para que eles não fizessem parte da amostra da prova. Assim, só os alunos mais preparados participariam da avaliação, elevando as notas dos cursos.